segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Teste Psicológico, Entrevista e ITEP...

Vou contar exatamente como foi o dia que fiz o ITEP.
Meu Deus, antes de chegar esse dia eu nem dormia direito! Ficava louca procurando blog's pra ler sobre, e li um por um, porém, vou compartilhar aqui as coisas que lembro do dia do meu ITEP e dele em si.
Eu fui em um sábado na agência (Experimento) , como eu disse no outro post, levar meu application... Cheguei lá, a Karla quem me recebeu, aliás sempre foi ela que me atendeu desde o ínicio... Ela foi me explicar como funcionaria o teste! Então, entreguei meus papéis e ela me encaminhou pra uma salinha isolada lá na agência. Ela me perguntou se eu queria fazer o teste psicológico primeiro, a entrevista ou o ITEP, eu quis fazer o ITEP por ultimo, porque como todo mundo eu também pensava que era um bicho de sete cabeças. Então primeiro eu quis fazer o teste psicológico... Na boa, o teste é grande, se eu nao me engano foram 360 perguntas, algumas eles repetiam mas mudavam a forma da pergunta, era pra testar mesmo se a sua primeira resposta batia com a segunda, tinha perguntas do tipo: "Você já mentiu alguma vez na sua vida?" meu... quem é que nunca mentiu? Tá, você nao precisa ser sincera o tempo inteiro no teste porque tem algumas perguntas do tipo: " Em situações de stress, se tiver algum objeto perto de você, você atiraria ele em alguém?" que ai sim da pra voce ser sincera e responder que não, já que o objetivo de você ir é cuidar de criança, tem que estar ciente de que criança tem certos momentos que realmente vao te stressar e nem por isso você vai arremessar objetos nela, ok? Mas, no caso da primeira pergunta, muitas pessoas não são sinceras e dizem que nunca mentiram... Peraí né? Depois na correção do seu teste, eles vão invalidá-lo porque é impossível alguém que nunca teria mentido. Enfim, o teste psicologico, são essas perguntinhas básicas mesmo: " Você se considera uma pessoa fácil de lidar? " , " você faz amizades facilmente?", " você tem problemas em falar em público?", "você tem dificuldade para se comunicar ?", são perguntas desse tipo, e umas birrazas como a segunda que eu citei... Depois que respondi essas 360 perguntas, a Karla veio me entrevistar, ela sentou com o note aberto no application online, e foi me fazendo várias perguntas de coisas que eu faço com as minhas crianças, coisas que gosto de fazer no meu tempo livre, com quem eu moro, coisas que tem pra fazer na minha cidade ( as perguntas que eu lembro foram essas), e nisso ela ia preenchendo o meu application... Essa parte eu nao achei muito difícil não, porque ela me deixou bem a vontade e mandou eu nao me preocupar com a gramática que tava tudo certo, então foi mais fácil... e aí por ultimo a "bomba" do ITEP... A Karla me deu um fone com microfone, conectado ao note, e aí inicia o teste com você testando a sua voz dizendo: " This is test " "This is test" hahahaha, o ITEP funciona em partes.. Listening e Speaking. Gente eu quase chorei de desespero na parte do listening, ele funciona da seguinte forma: O listening é dividido por três partes (diálogos).
1º diálogo seguido de 8 questões alternativas com dois minutos e meio para responder as 8!
2º e 3º diálogo tem 5 questões com também dois minutos e meio para responder as 5.

As que eu me lembre era de um diálogo entre pai e filha, e a filha dizendo ao seu pai que a sua filha estava com problemas para dormir, e aí o pai conta pra ela que ela também tinha esse problema quando era criança, mas que ele lia livros pra ela e ela dormia, que ele recomendava isso pra filha dele fazer, e ai lá vem a pergunta: qual a profissão do pai? Tá, eu nao ouvi em parte nenhuma do diálogo, mas acho que era médico. Depois pergunta o que o pai recomendou pra filha dele fazer, e a resposta era ler livros pra menina antes dela dormir... Depois eu lembro de um diálogo de uma mãe ligando pro professor do filho, pedindo pra ele passar uns deveres pra ele fazer, porque eles iriam viajar e ela não queria que o filho perdesse coisas da escola, esse eu nao lembro muito bem, mas a pergunta era o que a mãe tinha pedido pro professor para seu filho, pergunta se o professor sempre morou lá ou só quando foi fazer faculdade,  e qual a origem da estátua da liberdade..
O speaking é até engraçado porque voce conversa com o computador né? me senti uma louca la na sala falando sozinha rsrsrs, são duas perguntas, você tem 30 segundos pra elaborar uma resposta ( eles providenciam caneta e papel) e você tem 45 segundos pra responder a primeira pergunta que pra mim foi: o que eu acho bom pra divertir uma criança e no segundo eu tinha 45 segundos pra elaborar e 60 segundos pra responder - acho que era isso - e a segunda pergunta foi: Quem é a pessoa mais importante da sua vida, por que , explique dando exemplo. Basicamente era isso, as perguntas eram um pouco mais complexas, mas no final é isso ai... Gente o ITEP nao é coisa de outro mundo, e eu sai de lá pensando que eu seria a única que ia ser reprovada nesse teste, mas fiquem calmas, que dá tudo certo! e aí depois de uma semana e até dentro de 1 mês, sai o resultado e eles publicam no seu application online se voce foi aprovada.. Good Luck Girls!!

 Byeee! =]
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário